EAAK170MBobABPBncm60EGsxm9KlCIfTm7aXHcsMDhqNRZC2avTWWuDQdoVTEiZCEWqnvLuJbwZCM9uqINzZBW0zeZCLBkNlqrxESsVjNP1dTqfsY5AgsrnCAmqXsFCGDNtGc3isOfRCnqJ4ZC0lOz37Wsr6gZASn3Lo4ZAuWur1vFa2gSq66MLasCZChPWzFYCjH94gZDZD
top of page
Buscar

Como lavar corretamente os uniformes para Ciclismo: 10 Dicas valiosas que vão aumentar a vida útil de suas roupas

  • Foto do escritor: Fernando Scheller e Elaine Bertoldo
    Fernando Scheller e Elaine Bertoldo
  • 3 de out.
  • 3 min de leitura

Introdução

Você certamente já percebeu que roupas de ciclismo não são como qualquer outra peça do guarda-roupa. Feitas com tecidos técnicos, zíperes delicados e forros com espumas (como os dos bretelles, macaquinhos e bermudas), essas roupas exigem cuidados especiais na hora da lavagem. Um erro simples e muito comum, como utilizar amaciante ou água quente, pode diminuir drasticamente a vida útil das peças, deformar o forro e até comprometendo a intensidade das cores aplicadas nos tecidos, principalmente quando se trata do uniforme personalizado da sua equipe.

Para garantir que os tecidos aplicados continuem a oferecer as tecnologias que fazem parte deles — oferecendo respirabilidade, rapidez na secagem, conforto e performance — preparamos 10 dicas práticas e eficazes para que você possa cuidar das suas peças de ciclismo da forma correta.

1. Lave o quanto antes após o uso

Depois do treino, passeio ou prova, especialmente em dias quentes ou chuvosos, suas roupas acumulam mais suor, bactérias e resíduos mais sólidos de sujeira. Quanto mais tempo elas ficarem sujas, maior o risco de mau cheiro permanente e desgaste precoce dos tecidos. O ideal é lavar o mais rápido possível — ou ao menos deixar de molho em água fria com sabão neutro, mas não por muito tempo.

2. Feche os zíperes das camisas

Zíperes abertos podem prender em outras roupas e até no tecido da própria camisa durante a lavagem, causando furos e desgaste. Antes de lavar, sempre feche todos os zíperes. Isso fará com que a vida útil dese acessório tão importante aumente, sem correr o risco de danificá-lo durante as lavagens.

3. Lave as peças do lado avesso anter de irem para a máquina

O idela é sempre lavar as roupas de ciclismo à mão. Essa é a recomendação primordial. No entanto, como sabemos que hoje, na correria do dia a dia, é quase impossível que isso aconteça. Então, a dica é colocar as peças do avesso, antes de serem colocadas na máquina de lavar. Essa dica simples ajuda a proteger as estampas, mantendo a intensidade das cores dos tecidos. Além disso, reduz o atrito da máquina na parte externa do tecido, evitando que fios sejam puxados.

4. Use sabão neutro e evite amaciantes

Amaciantes e alvejantes danificam tecidos tecnológicos, obstruem os poros do tecido (comprometendo a respirabilidade) e retirando os acabamentos aplicados, fazendo com que percam suas propriedades de secagem rápida e antiodor. Sem contar que podem até afetar o elástico da barra, a fita refletiva aplicada e o forro em espuma. Use sempre sabão neutro e líquido.

5. Utilize sacos para roupas delicadas

Colocar suas camisas e bretelles dentro de sacos protetores para lavagem evita que as peças fiquem presas a outras roupas e reduz o desgaste por atrito. Essa dica é especialmente importante para bretelles com forro em espuma e também macaquinhos.

6. Lave em ciclo delicado e com água fria

A alta temperatura da água pode comprometer os tecidos técnicos e deformar o forro do bretelle, da bermuda ou do macaquinho. Use sempre ciclos suaves e água fria. Algumas máquinas possuem modos próprios para “roupas delicadas”— ótimos para essa finalidade.

7. Separe as peças das roupas comuns

Nunca lave roupas de ciclismo com jeans, toalhas ou peças com velcro, zíperes mais espessos e botões. Essas peças causam atrito e puxam fios dos tecidos sensíveis. Separe sempre suas roupas técnicas das demais.

8. Não use secadora

Jamais. O calor extremo pode “derreter” os tecidos sintéticos/esportivos.

9. Lave o forro com atenção redobrada

Os forros em espuma aplicados em bretelles, bermudas e macaquinhos devem ser tratados com cuidado. Sempre que possível, lave à mão usando movimentos suaves e sem esfregar muito. Se usar a máquina de lavar, proteja com saco de lavagem e opte pelo ciclo mais suave possível, isso fará com que a centrifuação seja mais delicada também, e agrida menos a peça.

10. Nunca passe suas roupas de ciclismo

Uniformes de ciclismo, corrida ou triathlon não devem ser passadas a ferro. Jamais. Nem mesmo em temperaturas baixas. Da mesma forma que o calor gerado pela secadora de roupas, pode haver “derretimento” das fibras dos tecidos e também dano aos ziperes também.

Conclusão

Cuidar bem de seus uniformes para ciclismo não é só uma questão de vaidade ou estética — é essencial para manter a funcionalidade, o conforto e a durabilidade das peças que te acompanham em cada quilômetro pedalado.

Com essas dicas simples, você pode evitar prejuízos, prolongar a vida útil das peças e garantir que cada treino ou prova seja o mais confortável possível. Afinal, moda esportiva é sobre aparência, mas vestuário técnico é sobre resultado. Qual dos dois você está vestindo?

 
 
 

Comentários


bottom of page